J.Herculano Pires foi comunicado que Roberto Montoro, proprietário da Rádio Mulher, pretendia colocar na programação da emissora um programa espírita semanal, com a duração de uma hora. E mais: desejava fosse o programa estruturado e apresentado por ele. O apóstolo de Kardec aceitou o convite, pois lhe fora assegurado que teria a mais ampla liberdade, “podendo tratar do espiritismo em todos os seus aspectos, sem restrição, e responder a qualquer pergunta” dos ouvintes.
No Limiar do Amanhã ia ao ar aos sábados à noite e obteve sucesso imediato em São Paulo. A Rádio Mulher passou a reprisá-lo aos domingos, pela manhã. A Rádio Morada do Sol, de Araraquara e a Rádio Difusora Platinense, de Santo Antônio da Platina, no Paraná, retransmitiram-no, também, com expressiva audiência. O vigoroso programa prestou inestimável serviço à doutrina espírita durante três anos e meio. Herculano Pires, obviamente, jamais aceitou da Rádio Mulher qualquer espécie de remuneração.
Nesta seção do site, você vai poder ouvir os áudios originais dos programas, e também ler o texto integral da transcrição.
AGRADECIMENTOS
. Áudios gravados por Lourdes Anhaia Ferraz, Miguel Grisolia e Aldrovando Góes Ribeiro
JORNAL MENSAGEM
Sob a direção do Grupo Espírita Cairbar Schutel, em dezembro de 1974, J. Herculano Pires, lançou o Jornal Mensagem. O objetivo desse jornal foi denunciar a adulteração feita no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo por um grupo da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP). Praticamente sem apoio do movimento espírita da época, o Prof. Herculano travou uma luta intensa para alcançar o objetivo e assim fazer retirar das livrarias essa edição do livro.
Você pode fazer download de todos os números do jornal, pelos links abaixo:
REVISTA EDUCAÇÃO ESPÍRITA
Em 1970, Ano Internacional da Educação, Herculano Pires percebeu um momento propício para tratar mais diretamente da Pedagogia Espírita Escreveu ele: "Os cristãos primitivos tiveram de lutar contra a educação pagã para implantar no mundo a Educação Cristã. Agora é a hora dos espíritas, numa batalha muito mais suave, mas que deve ser tão pertinaz como aquela."
Levou a proposta a Frederico Giannini, proprietário da Editora Edicel, que concordou emproduzir e divulgar essa publicação pioneira na História da Educação. Herculano desejava que essa revista fosse "um instrumento permanente de ligação entre os núcleos educacionais espíritas, um instrumento de trabalho para a elaboração das coordenadas da Pedagogia Espírita e uma livre tribuna para o debate de toda a problemática educacional".
O lançamento oficial de "Educação Espírita" teve lugar no auditório do no dia 28 de dezembro, segunda-feira, às 20 horas, em local profano: o auditório do Centro do Professorado Paulista, em 28 de dezembro de 1970. Diante dos percalços encontrados pelo caminho, mas movido por um propósito maior, Herculano produziu um total de seis edições da Revista Educação Espírita, que você pode agora ler e fazer download.
OUTRAS PUBLICAÇÕES
CHICO PEDE LICENÇA
Depois do sucesso do primeiro programa Pinga-Fogo, que foi levado ao ar na noite de 28 de julho de 1971, Chico Xavier brilhou. Foi tal o sucesso que o “Diário de S. Paulo” transcreveu a entrevista inteira e a TV Tupi, dias depois, reprisou-a, obtendo audiência total.
Em 22 de agosto do mesmo ano, o Diário de S. Paulo criou a coluna dominical "Chico Xavier pele licença", que logo ficou famosa por divulgar mensagens recebidas pelo médium de Uberaba, comentadas por Herculano Pires, utilizando-se do pseudônimo Irmão Saulo.
A parceria entre Herculano Pires e Chico Xavier no “Diário de S. Paulo” resultou em quatro obras de grande importância na história da literatura espírita brasileira: Chico Xavier pede licença, Na era do espírito, Astronautas no além e Diálogo dos vivos, todas editadas pelo GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), de São Bernardo do Campo, SP.
Nesta seção do site da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, você vai conhecer todos os textos publicados na seção "Chico Xavier pede licença".
OS FILÓSOFOS
Estes textos tratam, não de uma série de biografias escolhidas ao acaso, mas de um panorama orgânico, que abrange cerca de vinte e cinco séculos de História da Filosofia. Focalizando em cada fase histórica, um ou dois de seus pensadores exponenciais, Herculano estuda suas vidas e as doutrinas em conexão com a época em que viveram. Estabelece igualmente por meio de comparações apropositadas, os laços existentes entre os vários períodos históricos, acentuando assim, a continuidade do drama do pensamento.
Usando um processo de exposição que, além de facilitar a memorização dos fatos e princípios, torna agradável a leitura, o autor cuidou de apresentar seus biografados, não como criaturas incorpóreas, perdidas no reino das abstrações, mas como seres humanos cujas doutrinas refletem, sua inalienável condição de testemunhas da História.
PALESTRAS NA GARAGEM
A princípio, era uma reunião familiar de estudos e mediunidade, que ocorria semanalmente na casa de Virgínia e Herculano Pires. Com o tempo, chegaram os amigos e se juntaram ao grupo.
Quando a família se mudou para a residência da Rua Doutor Bacelar, o imóvel contava com uma garagem que não era utilizada. Conforme o trabalho de Herculano se tornava mais conhecido, aumentava o número de pessoas que vinham procurá-lo, em busca de orientação espírita. Para melhor atender a essa demanda e, ao mesmo tempo, constituir um novo espaço de divulgação espírita, em 1972, o casal deu início às Palestras na Garagem, que eram semanais e dirigidas por Herculano.
Muitas delas foram carinhosamente registradas em fitas cassete pela tia Lourdes. Agora você pode ler as transcrições dessas gravações, fruto de um trabalho detalhado e paciente de Antonio Leite, da equipe de colaboradores da Fundação.
HERCULANO PIRES E O ESPIRITISMO
6ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES
Quem organiza e promove esse evento, todos os anos, desde 2018, é a Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por familiares e amigos de Herculano, com o intuito de recolher, conservar e divulgar o acervo de Herculano, composto por seus livros espíritas e literários, gravações em áudio, vídeos e outros itens de interesse, e também divulgar a Doutrina Espírita conforme à obra de Allan Kardec.
5ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES
De 25 a 29 de setembro de 2021, a Fundação Herculano Pires realizou a 4ª Edição da Semana Maria Virgínia & J. Herculano Pires, com palestras de excelente conteúdo, a projeção de um documentário sobre Arigó - o médium que operava sob a influência do Doutor Fritz - e também um Pinga-Fogo com renomados participantes falando sobre Filosofia, Ciência e Coerência Espírita.
4ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES
De 25 a 29 de setembro de 2021, a Fundação Herculano Pires realizou a 4ª Edição da Semana Maria Virgínia & J. Herculano Pires, com palestras de excelente conteúdo, a projeção de um documentário sobre Arigó - o médium que operava sob a influência do Doutor Fritz - e também um Pinga-Fogo com renomados participantes falando sobre Filosofia, Ciência e Coerência Espírita.
3ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES
De 25 a 29 de setembro de 2020, a Fundação Herculano Pires promoveu a 3ª. Semana Maria Virgínia & J. Herculano Pires, com quatro palestras e um mini pinga-fogo que relembram o querido e importante casal, na proximidade do dia 25 de setembro, que seria o aniversário de Herculano se estivesse entre nós.
A atualidade das suas obras é destacada na fala dos palestrantes. Você pode assistir aos cinco encontros, que nesse ano foram virtuais, em razão da pandemia, clicando nos links abaixo.
2ª SEMANA J. HERCULANO PIRES
De 21 a 25 de setembro de 2019, a Fundação Herculano Pires promoveu a 2ª. Semana J. Herculano Pires, com cinco palestras que relembram o reconhecido filósofo, jornalista e estudioso espírita. O evento rememora o seu nascimento em Avaré/SP, a 25 de setembro de 1914.
Cada palestra desse ano abordou um tema de um de seus livros, escolhidos pelos palestrantes. As obras de Herculano representam ainda hoje pensamentos e reflexões profundas sobre temas do Espiritismo e da sociedade, trazendo luz para nossos estudos, alimento para nossas reflexões e enriquecimento para nossas pesquisas.
PINGA-FOGO COM CHICO XAVIER - 1971
Trechos do programa Pinga-Fogo, que foi ao ar entre 27 e 28 de julho de 1971 na extinta TV Tupi, Canal 4, São Paulo.
J. Herculano Pires questiona o médium Chico Xavier sobre o trabalho psicográfico dos romances do espírito Emmanuel, sobre a origem das suas obras psicografadas e sobre as suas obras psicografadas mais complexas, no campo científico, notadamente as do espírito André Luiz.
Além disso, comenta sobre a mediunidade na Igreja católica, acrescentando informação sobre a existência de psicografias católicas.
Vídeos disponibilizados com a autorização da Versátil Home Video, produtora do DVD "Pinga-Fogo com Chico Xavier".
ENCONTROS COM HERCULANO PIRES - 100 ANOS
Por ocasião do centenário do nascimento do Prof. J. Herculano Pires, em 2013, foram realizadas 28 conferências, entre os meses de setembro de 2013 e setembro de 2014.
Foram realizadas no Grupo Espírita Cairbar Schutel, na Vila Mariana, transmitidas ao vivo e online por meio de um site criado especialmente para essa finalidade.
Cada conferência teve, como tema, uma obra escrita por Herculano e apresentou uma faceta de seu extenso e profundo trabalho de pesquisa e escrita.
Estes foram os expositores e temas das apresentações, que você pode assistir na íntegra: