Portuguese English Spanish

 

A princípio, era uma reunião familiar de estudos e mediunidade, que ocorria semanalmente na casa de Virgínia e Herculano Pires. Com o tempo, chegaram os amigos e se juntaram ao grupo.

Quando a família se mudou para a residência da Rua Doutor Bacelar, o imóvel contava com uma garagem que não era utilizada. Conforme o trabalho de Herculano se tornava mais conhecido, aumentava o número de pessoas que vinham procurá-lo, em busca de orientação espírita. Para melhor atender a essa demanda e, ao mesmo tempo, constituir um novo espaço de divulgação espírita, em 1972, o casal deu início às Palestras na Garagem, que eram semanais e dirigidas por Herculano.

Muitas delas foram carinhosamente registradas em fitas cassete pela tia Lourdes (Lourdes Anhaia Ferraz) e pelo Sr. Miguel Grisolia. Agora você pode ler as transcrições dessas gravações, fruto de um trabalho detalhado e paciente de Antonio Leite, da equipe de colaboradores da Fundação.

 

Palestra 1: Uma Visão Geral da Estrutura da Doutrina Espírita

Nós estávamos no campo do estudo doutrinário. Vocês se lembram que nós falamos sobre a necessidade de realmente estudar a doutrina a partir dos volumes iniciais de Kardec, passando depois pela Codificação.

 

O Livro dos Espíritos

 

A Codificação, como naturalmente todos se lembram, se constitui daqueles cinco volumes que apresentamos aqui. Primeiro, O Livro dos Espíritos. O Livro dos Espíritos é a obra fundamental da Doutrina, portanto, é um livro que nenhum espírita pode deixar de ler. Quer dizer, toda pessoa que realmente se interessar pela doutrina tem de ler este livro, tem de estudá-lo, ele é um livro de estudo. Um dos companheiros de Chico Xavier lá em Uberaba certa vez perguntou a Emmanuel, através do Chico: “Emmanuel, eu já li O Livro dos Espíritos quinze vezes, o que você me aconselha agora?” O Emmanuel disse: “Leia mais quinze.”

 

Parece brincadeira mais é verdade. Por quê? Porque O Livro dos Espíritos é um livro de síntese da doutrina. Então, quem lê assim “de fio a pavio”, como se diz, lê mais ou menos no sentido de quem tá lendo uma leitura corrente, sem muita preocupação. E com isto o livro engana, sem querer enganar. Por quê? Porque é um livro escrito com muita simplicidade. Kardec era um professor, era um pedagogo, era um didata, era um homem que procurava ensinar da maneira mais clara possível. Ele mesmo diz nos seus livros que ele pretendia escrever as obras de maneira que não deixasse motivos para interpretações várias. Quer dizer, uma coisa que fosse dita, que estivesse clara, devidamente clara, para um não dizer “não, ele disse isso”, outro diz “não, ele disse tal coisa”. Então, o esforço dele, nesse sentido, foi um esforço de clareza. Ao contrário das pessoas que escrevem livros assim referentes à doutrina, a doutrinas várias, procurando apresentar várias complicações da doutrina, Kardec fazia o contrário, ele procurava reduzir as complicações e deixar o texto bem claro, bem preciso, para que não houvesse dúvidas, não houvesse controvérsias inúteis, para que tudo se tornasse, enfim, bem inteligível: a pessoa leu e compreendeu.

 

Entretanto, quando se faz isso, também se corre um outro perigo, que é o da pessoa passar muito por cima do assunto, sem prestar atenção. E o nosso hábito de leitura, principalmente aqui no Brasil, é um hábito de leitura muito descuidado, nós corremos os olhos e lemos rapidamente, quanto mais rápido melhor. Agora ainda apareceu aí essa leitura que se chama “dinâmica”, que é um negócio. Muita gente pensa que com aquilo[, a leitura dinâmica,] pode ler uma obra como O Livro dos Espíritos. E lê e não entende nada. É lógico, fica na mesma. Por quê? Porque a leitura dinâmica é muito boa como informação para, como por exemplo, num escritório comercial, na atividade de um industrial, de um homem que está lidando com muitos problemas, poder ao mesmo tempo se inteirar de vários aspectos da correspondência que chega. Isso é muito bom, porque abrevia o tempo e ele logo, os assuntos não são tão complexos, são objetivos, ele vê logo com rapidez do que se trata. Mas para uma leitura de um livro como O Livro dos Espíritos, não serve.

 

O Livro dos Espíritos tem certa semelhança (até parece que eu disse isto aqui, mas convém repetir) tem certa semelhança, nesse aspecto, com o Discurso do Método de Descartes[1]. Descartes foi mesmo um precursor do Espiritismo, como já tivemos ocasião de dizer aqui.  Para começar, para se lembrar de que ele foi um precursor, basta lembrar o seguinte: ele se dizia, ele se achava, se considerava inspirado pelo Espírito da Verdade. E de fato, quando nós lemos a obra de Descartes, nós vemos que ele encaminhava o seu pensamento na direção dos problemas espíritas. E Descartes então escreveu o Discurso do Método com muita simplicidade. Quem lê, pega o Discurso do Método pra ler do começo ao fim diz “é um livro fácil”? Não é, é um livro muito complexo. Basta dizer que Étienne Gilson[2], que é um filósofo francês, escreveu... o Discurso do Método é menor do que isto, é um livrinho de poucas páginas, mais ou menos assim. Étienne Gilson escreveu um livro desta grossura, quase mil páginas, impresso em tipo miúdo, numa edição francesa, para explicar o Discurso do Método, para explicar, para tornar compreensível o Discurso do Método. Então a gente vê quanta coisa Descartes abordou de maneira simples, sintética no seu Discurso do Método. É preciso a pessoa penetrar naquilo, ler com atenção, porque, se não, muitos dos princípios estabelecidos por ele passam despercebidos.

 

No Livro dos Espíritos é a mesma coisa, a mesmíssima coisa. Nós começamos a ler o livro com muita simplicidade, e vamos lendo correntemente e as coisas vão passando sem a gente perceber. Às vezes, uma frase tem um sentido mais profundo do que aquilo que aparece à primeira vista, nós temos de penetrar no sentido da frase, e, além disto, precisamos estabelecer ligações entre os vários assuntos. São numerosos assuntos tratados num capítulo, por exemplo, é preciso ligar esses assuntos entre eles para a gente chegar a uma compreensão global. Eu não posso, por exemplo, destacar um texto do Livro dos Espíritos, como faz muita gente. Principalmente, os que combatem o Espiritismo usam muito essa técnica. Destacam uma frase de Kardec ou um pequeno texto, interpretam aquilo isoladamente do texto geral e, então, levantam problemas que não existem, problemas que são inteiramente estranhos à obra. A necessidade, portanto, é de uma leitura de conjunto, uma leitura atenciosa para a gente poder compreender o conjunto do que o Kardec está dizendo. E também ver mais fundo do que aquilo que nos aparece de primeira vista, porque há problemas ali bastante sérios.

 

Por exemplo, há pessoas que dizem assim: “no Livro dos Espíritos, Kardec não disse nada, não estabeleceu nada sobre o processo da evolução geral, essa evolução que vem desde o mineral até o homem, e que vai além do homem no plano espiritual. Então esse princípio não é do Espiritismo” - Dizem várias pessoas. No entanto, se pegar na pergunta 540 do Livro dos Espíritos, lá está bem claro que a evolução vai desde o átomo até o arcanjo, que também já foi átomo. Quer dizer, nada mais claro do que isto, é preciso. O processo da evolução está bem figurado nessa expressão rápida de Kardec. Noutros lugares, Kardec diz constantemente, Kardec e os espíritos que ditaram várias partes do livro, “tudo se encadeia no universo, tudo se encadeia no universo”. Quer dizer, não há solução de continuidade, não há interrupção nas ligações do universo. O universo é um organismo, este organismo é constituído, portanto, de várias partes, mas todas elas entrosadas, todas elas encadeadas. É por isto que nós vemos a evolução partir do reino mineral, passar para o reino vegetal, para o reino animal, para o reino hominal e depois para o espiritual. É continua, a evolução, é uma corrente.

 

Assim nós vemos, também em todos os demais aspectos do universo, a evolução funciona desta mesma maneira. Tudo no universo está interligado. Nós temos a Terra em que vivemos, a Terra pertence a um sistema solar. Entretanto, este sistema solar pertence a uma constelação, a uma galáxia que é um universo, como dizem os astrônomos, um universo ilhado, separado no espaço, cercado por grandes espaços desertos, vazios, mas lá pra frente nós encontramos outra galáxia, lá para frente outra e assim por diante. Então todo os astros, todas as constelações, todas as galáxias, todos os universos se entrosam num grande sistema que é o Cosmo, é o Cosmo, o Cosmo abrange tudo. É esta a visão de conjunto que o Espiritismo nos dá, quando nós estudamos esses problemas. Então é necessário quando ler O Livro dos Espíritos, ler com atenção e vendo sempre o problema do conjunto.

 

Kardec diz também, continuamente, o seguinte: Os homens em geral veem as coisas apenas por um ângulo da Natureza. Olhando por um ângulo da Natureza, só se tira a conclusão daquilo que se viu, não se tira conclusão do conjunto. O Espiritismo procura nos fazer ver o conjunto da Natureza, o conjunto geral, para nós termos uma ideia mais aproximada da realidade, da verdade. Ora, O Livro dos Espíritos, como nós dissemos, foi dividido por Kardec... dividido não, foi projetado por Kardec em outras obras.

 

Então, a primeira obra que aparece depois da inauguração do Livro dos Espíritos é O Livro dos Médiuns. Por quê? Porque, se no Livro dos Espíritos, nós temos uma síntese geral da doutrina, justamente por isto, nós temos ali o aspecto filosófico da doutrina. Por quê? O ramo do conhecimento que nos oferece uma visão global das coisas não é a ciência, é a Filosofia. A ciência é sempre específica. A Biologia, a Química, a Física, todas as ciências tratam, cada uma, de um aspecto da Natureza. Portanto, não tratam da Natureza em geral, cada uma delas se dedica a um aspecto. A Filosofia não é assim, a Filosofia é uma concepção geral do universo, então ela é o conhecimento geral. No desenvolvimento das ciências, fragmentando-se cada vez mais, inclusive se subdividindo nas técnicas, neste desenvolvimento, o saber humano como que se fragmenta, se despedaça, se espalha. Então, o elemento de unidade desse saber é a Filosofia. Por isso que, recentemente, com o grande desenvolvimento das ciências, apareceu aquilo que chamamos de Filosofia das Ciências. Porque a Filosofia das Ciências tem a finalidade de reunir todas as conquistas das ciências e apresentá-las numa visão filosófica geral.

 

Então, por isto, O Livro dos Espíritos é um tratado filosófico. Muita gente contesta isto. Não faz muito tempo, o Professor Huberto Rohden[3], que na verdade foi uma grande figura do clero católico no Brasil, hoje ele é conhecido como professor, mas ele era um sacerdote católico de grande projeção no clero brasileiro, e que até foi aos Estados Unidos, onde lecionou em várias faculdades norte-americanas como professor de filosofia, este homem deu uma entrevista à imprensa e disse assim: “Não vejo filosofia espírita em parte alguma, aquilo que está no Livro dos Espíritos não tem relação nenhuma com filosofia”. Ora, isto na boca de um professor de filosofia que se projetou até no mundo, é um absurdo de estarrecer. Por quê? Porque a Filosofia não se caracteriza por elementos formais, por forma. Ela tem processos, processo de pesquisa, processo de cogitação, de perquirição mental, tem os seus métodos, mas ela não se define por uma forma definida, caracterizada, precisa, por uma sistemática rígida, nem pode se caracterizar, porque a sua finalidade é a expansão do pensamento no sentido de abranger o todo. Então, ele negou que O Livro dos Espíritas tivesse qualquer coisa de filosófico.

 

Ora, começa que O Livro dos Espíritos coloca os problemas filosóficos fundamentais. O problema da vida, o problema do Ser, que é o problema fundamental da filosofia; o problema das relações do homem com Deus, que é filosófico embora seja também religioso; o problema da existência do universo, a cosmogonia, ou seja, o problema da criação do mundo, do universo. Todos os problemas, enfim, que se relacionam com o homem e a sua vida dentro da Terra em relação com o universo, todos esses problemas estão colocados lá. Os aspectos sociológicos de que O Livro dos Espíritos trata, de que ele trata, são aspectos também relacionados profundamente com os problemas filosóficos. Então, negar que O Livro dos Espíritos seja um verdadeiro tratado filosófico, é querer mostrar uma coisa pelo avesso, querer desfazer uma verdade que está patente.

 

Mas como parece que as coisas são assim, quando acontece um estouro, um absurdo, logo em seguida vem uma emenda que a gente não espera. Logo que o professor Huberto Rohden disse isso numa entrevista à imprensa, a editora da livraria francesa, a Difusão Europeia do Livro, traduziu aqui no Brasil e publicou um livrinho de Yvonne Castellan[4]. Yvonne Castellan é uma escritora francesa, uma professora. O livrinho, se chama O Espiritismo. E logo no início do livrinho, o que diz a Yvonne Castellan? “O Livro dos Espíritos é um perfeito tratado de filosofia.” Então ela examina as várias partes do livro, para chegar a cloncusão de que O Livro dos Espíritos é realmente um tratado de filosofia que apresenta a Filosofia Espírita. Quer dizer, a resposta foi dada ao acusador por uma tradução que veio de fora, lá da França, trazendo a resposta. Sendo assim, O Livro dos Espíritos, uma visão de conjunto da doutrina, ele precisava ser desenvolvido em outros livros. Então, logo a seguir ao Livro dos Espíritos vem O Livro dos Médiuns.

 

 

O Livro dos Médiuns

 

 

O Livro dos Médiuns é praticamente o livro da ciência espírita, é o livro da ciência. Por quê? Porque ali Kardec trata cientificamente da investigação dos fenômenos, da metodologia a seguir para a pesquisa espírita e, ao mesmo tempo, oferece as teorias explicativas dos fatos, dos fatos mediúnicos de todas as formas, tanto os da simples comunicação, quanto os da materialização, o da aparição, da materialização, da movimentação de objetos e assim por diante. Então O Livro dos Médiuns é a parte científica do Espiritismo, colocado também no sentido de fundamento dessa parte. Quando se lê bem O Livro dos Médiuns, chega-se a uma conclusão muito interessante que Kardec já deixou no Livro dos Espíritos, mas que só lá é que vai se completar.

 

O que é a Ciência Espírita? Muita gente pergunta o que é a Ciência Espírita? Muita gente pensa que a ciência espírita seja uma espécie de parapsicologia, uma espécie de metapsíquica. Não é nada disso. A Ciência Espírita, diz Kardec, é a ciência do espírito. Porque existem as ciências da matéria. São várias, numerosas, as ciências da matéria. Mas não existe uma ciência do espírito. No tempo de Kardec, principalmente, quando a Psicologia devia ser a ciência do espírito, ela já estava se desviando do campo propriamente anímico, do campo da alma que ela devia estudar, para entrar no campo experimental, tratando da psicologia no sentido de simples relação do indivíduo com o meio. Tratando do comportamento humano, que é o que faz até hoje. Então, a própria psicologia já saía do campo do espírito, em que ela havia nascido, porque nós falamos que psicologia quer dizer “estudo da alma”, “pesquisa da alma”. Saía desse campo para entrar no campo também da investigação material, das relações do homem, do sujeito, do indivíduo com o meio em que ele vive, com o seu comportamento social, essas coisas todas que, no final, não correspondem a uma pesquisa do espírito, o espírito ficou esquecido. E realmente a psicologia experimental reduziu a psicologia apenas aos fenômenos materiais do homem. O problema da sensação, das emoções, das reações do homem aos estímulos que vêm de fora para ele. Tudo isto reduziu a este campo. Então sendo a psicologia também uma ciência que se voltou para a matéria, o espírito ficou abandonado. O espírito ficou na mão das religiões.

 

Então só havia, como autoridades para falar sobre o espírito, havia os grandes sacerdotes, os  representantes das grandes religiões que eram os incumbidos disto. Só eles podiam falar disto, tratar disto, porque os outros não entendiam nada e nem queriam entender. Os cientistas achavam que este problema de alma, de espírito, de sobrevivência após a morte, era um problema que devia competir apenas às religiões, eles não queriam saber disto. Então Kardec diz: “Não, mas o problema não é este não. A existência do espírito e a sua sobrevivência estão integrados na própria Natureza. Se as ciências têm, por finalidade, estudar a Natureza e revelar-nos a verdade sobre os processos naturais, se ela busca conhecer a realidade, ela tem que cuidar do espírito também. Mas como não havia ciência pra cuidar disso, ele disse “o Espiritismo funda a ciência do espírito”. E fundou mesmo. A ciência do espírito. Então, esta ciência do espírito parte da manifestação do espírito, só tem que partir disto, nós não podemos estudar o espírito no plano puramente abstrato. Não podemos nos afastar da realidade em que nós vivemos para mergulhar no infinito e estudar o espírito lá. Então, a ciência do espírito tem de se apoiar nas manifestações do espírito. Estas manifestações do espírito são dadas, como sabemos, através de toda a fenomenologia mediúnica, através das manifestações mediúnicas. Então nós temos esse campo como o campo de pesquisa da ciência espírita. Mas diz Kardec, o objeto da ciência espírita é o espírito, não é, portanto, os fenômenos em si. É o espírito.

 

Para termos uma ideia do que seja a ciência espírita, podemos ver, não só no Livro dos Médiuns como também no livro O Céu e o Inferno de Allan Kardec, na última parte do livro, as pesquisas feitas por ele com relação ao estado, a situação dos espíritos depois da morte. Quer dizer, ele então investigava os espíritos através da mediunidade, mas tendo como objetivo principal saber o que era o espírito, como o espírito sobrevivia ao corpo, como ele permanecia e vivia no mundo espiritual, o que ele faz no mundo espiritual, qual é o seu destino, tudo enfim que se relaciona com o espírito. Quer dizer, os fenômenos são apenas a porta de entrada da ciência espírita, apenas o elemento que facilita a pesquisa.

 

Eu estou dizendo isto porque é bom a gente conhecer bem este assunto para não fazer confusões. Por exemplo, muita gente diz assim: “a parapsicologia está suplantando o Espiritismo”. Não é verdade, a parapsicologia até agora só confirmou o espiritismo. O Padre Quevedo, por exemplo, diz: “a parapsicologia matou o espiritismo, não existe mais nada”. Mentira do padre, ele não devia mentir, mas mente. Mentira, porque ele sabe que não é assim. Ele sabe, ele tem estudado o assunto e ele sabe que não é. Quer dizer, a parapsicologia só tem confirmado o espiritismo. Até hoje, nenhuma pesquisa da parapsicologia, da parapsicologia moderna, nenhuma pesquisa dela derrubou um único princípio espírita, nenhum. Não é extraordinário, isto? Desde 1930, quando começou a pesquisa parapsicológica nos Estados Unidos, até hoje, não houve nada na parapsicologia que derrubasse um só princípio do espiritismo. Pelo contrário, todos os princípios foram confirmados.

 

Os que querem combater o Espiritismo alegam, então: “não, mas tal cientista diz que pode explicar isto da seguinte e seguinte maneira”. Bom, o cientista disse baseado numa teoria, numa hipótese que ele formulou. Mas o que nos interessa não são as hipóteses, são os resultados da pesquisa. E essas hipóteses que são citadas contra o Espiritismo foram todas derrubadas pela pesquisa, a pesquisa não as comprovou. Então, são hipóteses que não tinham valor, hipóteses apenas como instrumento de trabalho, apresentadas como uma orientação para pesquisa, para ver se conseguia confirmar naquele campo, naquele ponto. Por exemplo, um indivíduo diz assim: Não é espírito que se manifesta, é o próprio espírito do indivíduo, do médium que está falando. Então, esta é uma hipótese, é uma hipótese que foi colocada, vamos estudar, vamos pesquisar. A pesquisa feita provou o contrário. Quer dizer, se provou o contrário, a hipótese caiu, não existe mais. Eles então alegam, baseando-se nessas hipóteses que não existem, foram derrubadas pela pesquisa. Mas a pesquisa até agora só fez confirmar.

 

Então, a ciência do espírito não se preocupa especialmente com os fenômenos. Ela se preocupa principalmente com a verificação da situação dos espíritos, da sua condição de vida, da maneira porque eles se encarnam e desencarnam, tudo isto é problema da ciência espírita. Atualmente, como nós sabemos, as próprias ciências físicas estão entrando neste terreno. Mas por que estão entrando? Porque são obrigadas a entrar. Ao investigar a matéria, por exemplo, os cientistas chegaram a que conclusão? Que a matéria era densa, compacta, impenetrável, que a matéria, por isso mesmo, tinha a sua consistência própria e que ela não podia se relacionar com nada daquilo que se atribuía a ideias abstratas, a pensamentos abstratos. Pois bem, a investigação da física levou à descoberta de que a matéria nada mais é do que, segundo a expressão de Einstein, uma “condensação de energias”. Energias que se condensam e produzem algo que parece para nós opaco, concreto e, ao mesmo tempo, impenetrável. No entanto é apenas uma condensação de energia. Quer dizer, se nós víssemos através de um aparelho especial, eletrônico, a constituição de uma tábua, por exemplo, ou de uma pedra, nós veríamos que há dentro dela grandes espaços vazios que nós não percebemos. Na constituição da matéria, ela não é opaca, não é compacta como aparece para nós. A aparência é uma coisa, a realidade interna é outra. A teoria atômica veio mostrar que existe mais espaços vazios dentro da matéria, do que espaços concretos. Quer dizer, os átomos constituindo verdadeiras constelações com grandes espaços vazios entre as partículas atômicas e o núcleo, né?, os átomos estão mostrando o vazio que existe dentro da matéria que, para nós, parece absolutamente densa. Então nesta investigação da ciência, a ciência teve de penetrar num campo diferente, teve de ir além da matéria, porque ela, por assim dizer, desfez a matéria ou a matéria se desfez na mão dos cientistas.

 

E a conclusão foi a descoberta da antimatéria[5], quer dizer, além da matéria apareceu uma outra coisa que é a antimatéria. E esta antimatéria, para nós que estamos sempre falando no outro mundo que eles negam, essa outra matéria se apresentou para eles como sendo o outro mundo. Sim, o outro mundo. Porque todos os elementos químicos que existem aqui no nosso mundo, existem na antimatéria, só que constituídos de uma constituição diferente da nossa, diferente apenas na posição e na situação dos átomos e das partículas atômicas. Por exemplo, os físicos soviéticos conseguiram obter em laboratório, a elaboração de um antiátomo de hélio. Antiátomo de hélio. Existe o átomo de hélio no nosso mundo, no mundo da matéria. Um antiátomo de hélio no mundo da antimatéria. Este antiátomo tem todas as partículas que tem o átomo de hélio, só que a posição, as cargas das partículas são inteiramente diferentes, são ao inverso das partículas da matéria. Quer dizer, então, a antimatéria parece então como “o avesso da matéria”, segundo algumas expressões. Aparece como o avesso da matéria, mas ao mesmo tempo indispensável à existência da matéria.

 

Então, existem dois mundo interpenetrados, é essa a teoria espírita, dois mundos interpenetrados, é o mundo espiritual e o mundo material. Mas a antimatéria não é o espírito. Então, o que seria a antimatéria?  Para nós a antimatéria é o fluido universal, é o fluido universal de que se constitui o mundo espiritual mais próximo da Terra, aquele que nós sabemos habitado por espíritos ainda revestidos de perispírito pesado, de corpo espiritual pesado, muitas vezes, tão densos, que quase se aproximam da materialidade. Então a pesquisa da própria ciência material acabou confirmando também um princípio espírita que a parapsicologia não podia confirmar, porque não era do campo de pesquisas dela, foi confirmado pela Física. Atualmente como sabemos o avanço das pesquisas, nesse terreno, chegou à descoberta do perispírito, do corpo espiritual do homem, que os cientistas soviéticos chamaram de corpo bioplástico ou bioplasmático. Então, esse corpo também está confirmado pelas ciências... e pelas ciências físicas. Temos mais uma confirmação que seria muito difícil se obter na parapsicologia, mas que se obteve na Física e na Biologia, porque biólogos e físicos estão empenhados no estudo disso.

 

O problema da morte, por exemplo, também as comprovações científicas no campo dessa pesquisa dos físicos e biólogos é absoluta, quer dizer, eles verificam no momento em que o moribundo está morrendo, eles conseguem verificar através das chamadas câmaras Kirlian, de fotografia da antimatéria, eles conseguem ver e fotografar a saída dos elementos vitais do corpo humano, constituindo depois um corpo que é o corpo que eles chamam de bioplasmático, que é o perispírito. Este corpo se retira completamente do corpo material e, só quando ele se retira, o corpo vira cadáver. Antes disso, ele não vira. Quer dizer, então. nós vemos que as comprovações foram decisivas, neste terreno.

 

Mas a ciência espírita, ela trata, como já dissemos, não desses aspectos que pertencem à área de ciências, a área de ciências que dividem os dois campos. Aqui nós temos, por exemplo, as ciências da matéria, aqui nós temos as ciências do espírito. E aqui no meio, nós temos a área das ciências intermediárias, que são metapsíquica, a área da psicologia, ciência psíquica inglesa, e assim por diante, as várias ciências que estudam os fenômenos mediúnicos. Se temos aqui a matéria e aqui, o espírito, temos aqui a mediunidade. Quer dizer, esta área das ciências, que é ocupada pela Parapsicologia hoje, e pela Metapsíquica que ainda também subsiste,  continua a se desenvolver. Então, esta área das ciências é a área que trata da mediunidade e não do espírito, mas esta área, que é do Espiritismo, é a Ciência do Espírito. Olha, então nós já vemos que a doutrina tem aspectos que a gente precisa compreender, prestando bem atenção no estudo, porque, senão, nós podemos fazer confusões. Por exemplo, lá na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, um companheiro de Kardec propôs a ele certa vez: “Vamos trabalhos de materialização aqui.” Kardec disse “acho que não, mas vou consultar o espírito guia”. Consultou o espírito guia dos trabalhos e o espírito disse não. Materializações, efeitos físicos, essa coisa toda é para os cientistas, eles vão verificar isto, você trata do espírito, a pesquisa do espírito.

 

Então, as pesquisas de Kardec, a gente pode ver, principalmente no final do livro O Céu e o Inferno, e ver de maneira completa na Revista Espírita. A Revista Espírita, em seus doze volumes da Revista Espírita, ali a gente vai encontrando as várias investigações feitas por Kardec, tudo publicado integralmente ali, com as manifestações dos espíritos, as respostas dadas a Kardec sobre as suas perguntas. Mostrando como o espírito se sente no mundo espiritual, como inclusive o espírito de pessoas vivas, que foi uma pesquisa muito importante de Kardec. Espírito de pessoas vivas, durante o sono, quando estão dormindo, se retiram e passam a viver no espaço. Então como esse espírito se sente no espaço, o espírito da pessoa viva, quais são as sensações que ele tem, tudo isto foi pesquisado intensivamente por Kardec, durante doze anos de pesquisas. Então, aí nós temos a Ciência Espírita. E O Livro dos Médiuns é o livro fundamental dessa ciência.

 

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo

 

O Evangelho Segundo o Espiritismo que nós todos conhecemos bastante. Conhecemos… quer dizer, “bastante” (he, he) no sentido de ouvir falar nele, ouvir algumas leituras, ler um pouco, mas não de penetrar mesmo no miolo do Evangelho.  Penetrando lá, nós vamos ver que há também uma profundidade ali, que nós não conhecemos ainda. O Evangelho Segundo o Espiritismo é aquilo que serve de base, é o livro básico da Religião Espírita. Mas isso não quer dizer que a Ciência Espírita possa se firmar só no Livro dos Médiuns. É O Livro dos Médiuns e O Livro dos Espíritos. A Religião Espírita: O Evangelho Segundo o Espiritismo e O Livro dos Espíritos. O Livro dos Espíritos é sempre a base de tudo, de todos os aspectos da doutrina.

 

Então, no Evangelho, nós encontramos a colocação dos problemas religiosos de maneira mais ampla e de maneira mais livre. O problema da religião é muito sério, muito complexo, pelo seguinte. Porque a religião que nasceu naturalmente com o homem primitivo, nasceu nas selvas. Nós sabemos que não há um só povo no mundo, em todas as épocas da humanidade, de acordo com todas as pesquisas feitas, não há um só povo no mundo que fosse ateu, nunca houve. Até lá nas cavernas do homem primitivo, existem os sinais de culto, de religião que eles praticavam. Todos os homens, desde que apareceram na Terra, trouxeram com eles o sentimento religioso. Esse sentimento religioso gerou as religiões. Mas as religiões seguiram sempre um caminho formalístico muito perigoso – que era necessário, naturalmente. Quer dizer, tudo isto é um pouco difícil, às vezes, da gente compreender. Quando a gente acusa muito os organizadores de religiões de haverem organizado verdadeiras estruturas mundanas, comerciais, políticas, sociais da religião, quando acusamos isto, nós esquecemos de que também as condições da época em que as religiões se formavam exigiam isto. As condições de próprio conhecimento do homem. O homem não tinha o conhecimento que ele tem hoje, então eles tinham que se entregar a certos sistemas, que era a única maneira dele organizar a sua religião. Mas as religiões foram organizadas assim e, por isso mesmo, se tornaram fortes, poderosas. Porque elas aglutinaram muitos interesses humanos, interesses imediatos, interesses terrenos, e terminaram subjugando os interesses espirituais aos interesses terrenos. Vem daí o problema religioso no mundo.

 

Ora, Kardec se recusou, até o fim da sua vida, a chamar o Espiritismo de religião. Ele só concordou em fazer uma palestra na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, três ou quatro meses antes da morte dele, para explicar porque ele não tinha chamado o Espiritismo de religião. E ele explicou. As religiões são estruturas formais, dogmáticas, portanto profundamente sistematizadas, que submetem as consciências ao seu domínio. O Espiritismo não é e não pode ser isto. O Espiritismo é um movimento livre, um movimento que não pode absolutamente estabelecer-se num sistema igrejeiro. Então eu não queria chamar o Espiritismo de religião para não pensarem que nós estávamos fundando uma nova religião. Mas sou obrigado a dizer que existe a Religião Espírita que é a consequência natural da Filosofia Espírita. Por quê? Porque se a ciência, a investigação do espírito cientificamente provou que o espírito existe, que o espírito é a nossa próprio personalidade, que nós somos espírito, que o nosso corpo é secundário, o importante é o nosso espírito. Se isto foi provado e se se provou que a gente morre e o espírito continua a viver, e que o espírito é imortal, o espírito não morre. E que o espírito está ligado a um processo de evolução que o leva naturalmente a Deus, porque ele já traz em si o sentimento de Deus. É aquilo que Descartes dizia. Volto eu a Descartes. É aquilo que Descartes dizia, a ideia de Deus está no homem como a marca do obreiro na sua obra. Isso é que faz uma obra cunhar sua marca. Assim Deus fez o homem e pôs a marca dele, a ideia de Deus no homem. A ideia de Deus é inata no homem, tanto é inata que, em todos os tempos, todos os povos do mundo tiveram sempre esse sentimento da existência de Deus.

O ateísmo e o materialismo são flores de estufa das grandes civilizações. Quando a civilização se desenvolve, atinge um apogeu, o homem se empolga com as conquistas da civilização. Ele vê que muitas coisas das religiões estavam erradas, que a ciência tem que explicar de novo, então ele quer seguir este caminho novo. E ele se convence de que ele já está com a verdade. O homem é muito orgulhoso, nós todos somos, muito vaidosos, muito orgulhosos. Por que nós somos orgulhosos? Porque nós somos as únicas criaturas na Terra que dispõem de pensamento reflexivo, de pensamento criador. Todas as demais criaturas, todos os animais, todos os seres da Terra não tem essa capacidade. Então nós ficamos muito orgulhosos da nossa capacidade de pensar, de analisar, de verificar as coisas, de aprofundar no conhecimento das coisas e nos enchemos de vaidade e acabamos achando que nós somos os “tais”. E por isso mesmo, então, os grandes cientistas e os grandes sábios terminavam sempre caindo num campo de materialismo, de não aceitar nada das religiões.

 

Eles tiveram mesmo de negar as religiões e lutar com as religiões, porque as religiões não queriam o avanço da ciência. As religiões se opuseram ao avanço das ciências. A ciência, para avançar, precisou lutar contra as religiões. Então tudo isto incentivou o desenvolvimento também do ateísmo e do materialismo. Mas, na verdade, esse ateísmo e esse materialismo sempre está restrito a uma elite, a grande massa da população não cai nesse estado. Por quê? Porque essa grande massa não está embriagada, por assim dizer, pelos elementos da cultura em desenvolvimento. Ela está ainda apegada aos seus sentimentos próprios, profundos sentimentos que traz consigo, os sentimentos religiosos. Os sentimentos do homem são religiosos naturalmente. Então a religião fica restrita sempre a uma elite cultural e, mesmo nessa elite cultural, como sabemos, nem todos são antirreligiosos, nem todos são ateus ou materialistas. Mesmo entre os cientistas, eu falei de Einstein[6], por exemplo. Einstein era um homem que dizia que quando ele começava a pensar em Deus, e ele queria fazer uma equação matemática que representasse Deus na matemática, ele caía na cama com febre alta, porque ele não conseguia alcançar. Quer dizer, então, ele era um homem que reverenciava Deus, conhecia os seus limites e sabia que Deus realmente é alguma coisa que nós não podemos alcançar com os nossos métodos científicos comuns.

 

Mas aí então, saindo do Evangelho Segundo o Espiritismo com a religião espírita. É preciso lembrar também o seguinte, antes disso. Lembrar que a Religião Espírita nasce precisamente, então, desse aspecto. A ciência descobre e prova a existência do espírito. Provando a existência do espírito, nós temos uma modificação na concepção do mundo, porque a demonstração que a ciência espírita dá, da existência do espírito e da sua natureza, não concorda com aquilo que as religiões dizem a respeito. Então a Filosofia Espírita nasce com uma concepção diferente, uma concepção que nem está ligada às religiões, nem à ciência. É uma concepção que nós podemos considerar como intermediária, como esta aqui. Uma concepção intermediária, de um lado está a ciência e, de outro lado, a religião, nesse novo esquema. De um lado está a ciência e de outro lado a religião, aqui no meio está o Espiritismo. O Espiritismo tem muito da ciência e muito da religião. Então, nós temos aqui aquilo que se chama de processo dialético. ‘Dialético’ significa o diálogo, quer dizer quando duas pessoas discutem, estão dialogando, elas chegam sempre a uma conclusão, ou brigam, ou brigam. Se elas não brigarem, se elas tiveram capacidade para realmente trocar ideias e chegar a uma conclusão, elas chegam sempre a uma conclusão que reúne as duas posições, os dois pensamentos. Eu penso uma coisa, ele pensa outra, nós discutimos, discutimos,  discutimos e chegamos a um ponto comum, em que então apresentamos uma terceira solução. Essa terceira solução é a síntese. Então, aqui nós temos a ciência de um lado, a religião, do outro. Há um diálogo, um debate entre elas, a ciência diz uma coisa e a religião contradiz. Mas desse diálogo, que é o processo dialético, sai então a síntese que é o Espiritismo.

 

Então o Espiritismo se apresenta no nosso mundo como uma síntese do desenvolvimento cultural do nosso tempo. É uma síntese de desenvolvimento cultural que vem do Renascimento até o mundo moderno e até o mundo contemporâneo. Então, esta síntese é alguma coisa de novo no mundo, alguma coisa que representa um avanço no conhecimento humano. E, justamente por isso, a importância do Espiritismo no mundo atual.

 

Mas o Espiritismo, chegando a esta concepção de síntese que ele nos apresenta, ele nos leva naturalmente da filosofia para a religião. Por quê? Porque toda religião, toda religião (que é uma visão geral do universo no sentido espiritual e material, não apenas material), toda religião vai... exige de nós uma série de normas de conduta, de comportamento para o homem na sua vida, naquilo que ele esteja de acordo com seus princípios. E a religião nasce precisamente deste momento em que a filosofia se transforma numa moral que vai determinar normas de conduta para o homem de acordo com a sua visão filosófica, e como esta moral se refere também à vida do espírito, se transforma numa religião. Então a Religião Espírita se apresenta como aquilo que Jesus falou a mulher samaritana, é a religião em espírito e verdade. E lembremos o seguinte: Quando Jesus falou isto à mulher samaritana, ele acrescentou, ele falou dos verdadeiros adoradores de Deus. Então ele disse o seguinte: “tempo chegará em que os verdadeiros adoradores de Deus não irão mais adorá-lo no Monte Garadin”, que era o monte que tinha o templo dos samaritanos, que eram dissidentes dos judeus, sem contatos com os judeus, uma dissidência. “Não irão mais ao Monte Garadin, nem no Templo de Jerusalém, porque eles adorarão a Deus em Espírito e Verdade”. Quer dizer, não mais através do culto exterior, não mais através do culto realizado numa igreja com imagens, com todo o aparato de um culto, mas adorando em espírito e verdade. Por isso, ele recomendava, às pessoas, orarem no seu quarto, em silêncio, afastadas dos outros, sem demonstrações exteriores, porque não precisava aquela exteriorização dos cultos. Então, a religião espírita se define como uma religião viva, religião em espírito e verdade, segundo esta colocação evangélica do problema da religião.

 

O Céu e o Inferno

 

Mas, além do Evangelho Segundo o Espiritismo como nós falamos, vamos encontrar o livro O Céu e o Inferno. E este livro, O Céu e o Inferno, é um verdadeiro julgamento que Kardec faz das religiões e, particularmente, das religiões cristãs. Por quê? Porque ele analisa e estuda bem o problema de como surgiu o dogma do inferno, e ele faz uma comparação muito importante entre o inferno dos pagãos, o inferno, por exemplo, da mitologia grega e da mitologia romana, e o inferno dos cristãos. E ele mostra o seguinte: que o inferno cristão é muito mais cruel e muito mais bárbaro, muito mais injusto do que o inferno dos pagãos. Então ele, analisando isto, fazendo o confronto, ele mostra por exemplo, que no inferno dos pagãos existiam as penas, os suplícios. Mas esses suplícios decorriam naturalmente da condição do indivíduo e não existiam demônios para estarem ali, martirizando, torturando as almas. Mas no inferno dos cristãos existem, além de todos os suplícios que o indivíduo passa, em consequência dos seus próprios erros, existem os demônios incumbidos de tocá-las dentro da caldeira, de espetá-los com garfos e essas coisas todas. Quer dizer, tudo isso figurado, mas existe. Então, Kardec mostra que é um absurdo aceitar-se um tipo de dogma, que está muito abaixo até da própria concepção dos pagãos, do tempo do paganismo. Que a concepção do paganismo era mais elevada, mais humana do que a dos cristãos.

 

Ora, este livro também, O Céu e o Inferno, é muito importante porque ele tem, na segunda parte, como dissemos, vários exemplos, que Kardec cita, de como os indivíduos sentem do lado de lá. Os espíritos maus, por exemplo, que passaram para lá, quais os tipos de sofrimentos que estão sentindo. Então, o verdadeiro o inferno é o inferno que decorre da consciência do indivíduo, que ele, sentindo-se culpado, ele se submete àquelas condições. E o céu é também um céu que decorre da consciência do indivíduo. Se o indivíduo, portanto, tem a sua consciência pura, livre, tranquila, ele não é maldoso, ele não procura prejudicar ninguém e nem fazer nada para destruir coisa alguma, mas, sim, procura viver tranquilo, auxiliar e colaborar naquilo que se precisa fazer e construir no mundo. Então, ele tem naturalmente uma situação privilegiada na sua consciência, ele vive no céu, aqui mesmo no mundo, e vive no inferno, aqui mesmo no mundo se ele for mau.

 

Ora, esta concepção de Kardec no Céu e o Inferno é muito importante porque traz uma contribuição para esclarecer os problemas da religião de maneira racional através da pesquisa da ciência espírita. Pesquisando a situação dos espíritos do lado de lá no plano espiritual, depois da morte, como eles estão vivendo lá. Então é uma contribuição muito importante, a gente precisa ler esses livros, aprofundar, pra gente conhecer os problemas. Muitas vezes, a gente se defronta com problemas aqui na Terra, problemas espirituais, nós todos estamos cansados de saber disso, e não sabemos como dar a solução. Se lêssemos, se estudássemos os livros da Codificação, nós teríamos as soluções ali, brotando das próprias páginas. São apontadas ali, porque Kardec ensina, exemplifica, esclarece e aponta os caminhos a seguir.

 

A Gênese

 

Depois de O Céu e o Inferno, nós temos A Gênese. A Gênese é um livro muito importante que trata do nascimento da Terra. De como a Terra foi criada, como ela se desenvolveu, como ela se formou. E Kardec não foge à concepção bíblica, pelo contrário, ele analisa a concepção bíblica da Gênese, ele analisa a gênese bíblica e confronta a gênese bíblica com os resultados das pesquisas científicas até o seu tempo. Então ele mostra [que], inclusive o problema dos sete dias da Criação, é um problema que tem de ser entendido na base dos sete períodos, dos setes grandes períodos do desenvolvimento da Terra. Então, ele mostra que muitas coisas nas Escrituras Sagradas são alegóricas, são dadas em forma de alegorias, porque eram coisas que teriam de ser explicadas mais tarde aos homens que, naquele tempo, não podíamos entender. Assim nós temos uma visão geral da Codificação do Espiritismo, que nós precisamos estudar para poder compreender a doutrina e para nos beneficiar naturalmente com o seu conhecimento.

 

Agora, por que esse conhecimento? Isso é mais importante, muita gente pergunta: por que eu quero saber tudo isso? Porque nós somos criaturas humanas que temos um destino imortal. Pense um pouco nisso, que é muito sério. Nós não acabamos não, de jeito nenhum. O sujeito que tomar veneno e morrer, o sujeito que se atirar no rio para morrer afogado, ele pensa que acabou e não acaba. Depois ele vai acordar, do lado de lá, e ver que ele continua. E que o que ele fez para o corpo dele está repetido no seu perispírito, no seu corpo espiritual. Então, aquilo que ele pensou que ia liquidar, em vez de liquidar, apenas prejudicou-o, o colocou numa situação muitas vezes dolorosa, que ele tem de enfrentar por muito tempo, até se libertar daquilo que ele mesmo produziu nele. E em geral essas pessoas voltam à reencarnação trazendo as consequências daquilo que produziram no perispírito, e essas consequências se reproduzem aqui no corpo físico. Então, quer dizer, o problema de nós sermos imortais é um problema muito sério, nós precisamos pensar nele.

 

Nós não nascemos e não vivemos aqui no mundo apenas porque Deus quisesse se deleitar ou se divertir com uma humanidade maluca como a nossa, vivendo aqui e fazendo estranhices e loucuras e Ele, lá de cima, apreciando. Deus não ia criar um planeta como a Terra, colocar no espaço, deixar milhões e milhões de anos esse planeta girando no sistema solar. Tendo ainda uma âncora tão bonita como a Lua pendurada no céu, para se equilibrar, a Terra na sua evolução... Não ia fazer isto, naturalmente, por brinquedo. Deus, segundo a nossa concepção, tem de ser, tem de indicar, Deus é uma inteligência infinitamente superior à nossa. É a inteligência que nós podíamos dizer assim, é a inteligência do universo. Diz O Livro dos Espíritos: “É a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas”. Essa inteligência não está num cérebro como o nosso, ela é uma inteligência que vive em liberdade, em pureza, que vive no absoluto, é uma inteligência absoluta. Nós nem podemos alcançar o que seja isso. Então, esta inteligência não ia fazer brinquedos, nem diversões. Então, uma vez que nós temos um destino imortal, um destino eterno, e que a finalidade da nossa vida tem de ser explicada por esse destino, então nós precisamos desses conhecimentos. Nós precisamos saber por que estamos na Terra, o que estamos fazendo aqui, para onde nós vamos. Quais são as atitudes que nós temos de tomar com relação a todos os nossos problemas, para podermos realmente avançar no nosso destino. Porque, se nós não avançamos ficamos atrasados e ficamos atrasados, no processo evolutivo.

 

Há uma imagem de Jesus muito bonita, no Evangelho, em que ele fala... Escapou agora... Mas a imagem corresponde mais ou menos o seguinte. Estão me escapando os termos do texto evangélico. A imagem corresponde ao seguinte. É preciso que a gente facilite um avanço, a evolução. Porque se não facilitar, a evolução nos empurra para frente de qualquer maneira. É como se nós estivéssemos, por exemplo, dentro de um rio, o rio está correndo para o mar. O nosso destino não é ficar nas margens do rio, o nosso destino é ir para o mar, nós queremos ir para o mar. Mas nós resistimos, nós dentro do rio resistimos e não queremos ir. Então nós agarramos as raízes do barranco do rio, nos apegamos a tudo que possa nos segurar. Nós fazemos um esforço enorme para nos segurar e as águas do rio estão nos impelindo para frente, estão nos impelindo. Quer dizer, se nós saímos do rio e depois sentimos vontade de voltar ao rio, temos necessidade. Porque o rio está nos convidando a ir para o mar, nós voltamos e continuamos a lutar. Aqueles que estão lutando estão sofrendo e são, às vezes, arrebatados e atirados longe pelas águas até encontrarem o seu, até aprenderem a se deixar levar nas águas, aprenderem a se deixar levar. É uma imagem que nos dá uma ideia do que é a vida. Quer dizer, dentro da vida, a imagem de Jesus é o seguinte: “Quem se apega à sua vida perde-la-á; aquele que perde a sua vida por amor de mim, esse a encontrará”.  

 

Quer dizer, quem se apega à sua vida é aquele que se apega à vida passageira em que nós estamos, se agarra às raízes do barranco do rio e diz: “Não, eu não vou pra frente não, eu quero ficar aqui, eu quero ficar aqui”. Então vem a dor, vem o sofrimento, vem tudo isto e joga o sujeito pra frente. Quer dizer, as leis da evolução são poderosas e nos impelem, elas não vão permitir que nós fiquemos parados, elas estão sempre agindo em torno de nós e nos empurrando para frente. As pessoas que se apegam à sua vida e ficam agarradas a ela, elas perdem a sua vida porque o que existe de bom na sua vida, de essencial na sua vida, é o impulso para a frente que elas não usam. Elas querem se agarrar ali e por isto são chicoteadas, são empurradas, são lançadas para frente. Quer dizer, então a dor, o sofrimento, é como dizia Léon Denis que foi o sucessor de Kardec, na orientação do Espiritismo mundial depois da morte de Kardec. Léon Denis dizia: “A dor é uma lei de equilíbrio e de educação”. Quer dizer, nós todos sofremos, as nossas dores. Os nossos sofrimentos nada mais são do que impulsos para fazer com que nós compreendamos o nosso destino. Nós temos de ser arrancados das posições a que nos agarramos e, por isso, a vida na Terra é curta. Porque se a vida fosse de quinhentos anos por exemplo, o que seria essa humanidade? A vida sendo curta de, no máximo aí, 70, 80 anos, 100 anos que seja... Ela sendo curta assim e nós estando ameaçados constantemente, a todo momento, nós sabemos que podemos morrer a qualquer momento.

 

Dizia o Buda que, em cada respiração que nós damos, em cada respiração, a morte se aproxima de nós 75 vezes. Nós estamos sujeitos a morrer a qualquer momento, o indivíduo está vivo, está falando e pode cair morto, o outro está indo pra rua e pode cair morto. Quer dizer, nós sabemos então que a nossa fragilidade, a fragilidade humana, é terrível, ela é mesmo quase que impossível da gente contornar, é impossível mesmo de contornar, não sabemos, estamos absidados[7] a tudo. E sabendo isso, que estamos absidados a tudo, que a vida é curta, nós nos agarramos de tal forma às coisas do mundo, às riquezas, às posições, aos títulos, à importância pessoal, individual de cada um, que nós não vamos pra frente. Então, precisa vir a dor mesmo, não tem outro jeito, porque, assim mesmo, nós andamos devagar. Agora, se nós tivéssemos quinhentos anos de vida para ficar flauteando aqui na Terra à vontade, então não progrediríamos mesmo, de jeito nenhum. Então quer dizer, e é neste sentido que o estudo do Espiritismo é necessário: Não basta nós virmos a uma sessão espírita para procurar, por exemplo, a solução de um problema de obsessão, a consolação, no caso da perda de uma criatura querida. A gente encontra isso, encontra, felizmente encontra, porque o Espiritismo é também o Consolador, como disse Jesus. É o Consolador. Mas essa consolação não deve servir para nós de anestésico, deve, pelo contrário, servir de impulso para nos mostrar que existem coisas maiores para frente. E nós só podemos avançar nisso procurando conhecer a doutrina, estudando-a, aprofundando no conhecimento dela. Porque sem estudo, sem conhecimento da doutrina, nós ficamos fazendo, do Espiritismo, o que os próprios apóstolos de Jesus quiseram fazer do cristianismo.

 

Basta ler o livro de Atos dos Apóstolos, no Evangelho, para a gente ver que os apóstolos de Jesus na sua maioria, na sua quase totalidade, não foram capazes de compreender a grandeza do cristianismo. O que Jesus estava ensinando? Jesus estava ensinando que era preciso reformar o mundo, mudar tudo, fazer um mundo novo. E eles entenderam que Jesus estava criando uma seita do judaísmo. O próprio apóstolo Pedro, que era um apóstolo em quem Jesus tanto confiava. O próprio apóstolo Pedro não brigou com o apóstolo Paulo? Por quê? Paulo não era apóstolo de Jesus, Paulo como ele dizia, ele veio depois, como um abortivo dizia ele, um apóstolo que veio depois da morte de Jesus. Então, ele mesmo brigou, está lá no livro de Atos. Por quê? Porque o apóstolo Pedro entendia que o indivíduo, pra ser cristão, tinha que, primeiro, ser judeu. Por que ser judeu? Porque se não fosse judeu, não estava na aliança do Velho Testamento e não podia ser cristão. Quer dizer, ele entendia então que o cristianismo era uma seita do judaísmo. Com isso, Jesus foi buscar Paulo, na estrada de Damasco. Paulo, que era contra o cristianismo, mas que era uma inteligência vigorosa, uma grande cultura e, sobretudo, um grande caráter, um espírito firme que se dedicava a um assunto, ele se entregava de corpo e alma, foi buscar Paulo, lá. E ele mesmo, Jesus, ensinou a Paulo, o evangelho. Não o deixou na dependência dos apóstolos. O próprio Paulo diz isso, que depois que ele aprendeu o evangelho no seu encontro com Jesus na estrada de Damasco, depois, só mais tarde, ele foi à Igreja de Jerusalém para conversar com os apóstolos e mostrar que ele já conhecia o evangelho. Ele não foi aprender o evangelho com eles. Ele já conhecia. Por quê? Porque ele quis dar autoridade a Paulo, porque só Paulo podia modificar aquela situação. Os apóstolos judaisantes, como Paulo os chamava, os apóstolos judaisantes estavam transformando o cristianismo numa seita.

 

Não vamos, nós, querer fazer a mesma coisa com o Espiritismo. O Espiritismo não é seita religiosa, não pode ser seita religiosa. Espiritismo não tem igreja, não pode ter igreja, não tem padre, não pode ter padre, Espiritismo não tem... Muita gente estranha isso. O meu tio, por exemplo, tornou-se espírita, do dia para a noite, por causa da obsessão da mulher dele. Um dia eu chego lá e ele diz assim: “Olha, eu tenho um problema muito sério pra conversar com você”. “O quê? “Eu agora sou espírita, mas tem o meu filho pra nascer e como é que eu vou fazer, não batizo?” Eu disse: “Você é espírita, você não vai batizar.” “Mas como, então ele vai crescer pagão?” “Não, mas escuta lá, o pagão não é isso, pagão eram os chamados ‘pagãos da Antiguidade’. Hoje, o indivíduo que não é batizado, ele não é batizado numa igreja, pode ser batizado noutra. E no Espiritismo o batismo é outro. Porque “batismo” quer dizer simplesmente iniciação, introdução do indivíduo numa nova ordem de coisas, numa nova forma de conhecimento. Quando o seu filho estiver crescendo você ensinando para ele Espiritismo, você está batizando. Além disso, há batismo do espírito no evangelho. E o batismo do espírito é justamente a pessoa esclarecer-se espiritualmente e receber as influências boas, a assistência dos espíritos.”

 

Tem aquele episódio do apóstolo Pedro em Jope, quando ele vai atender o centurião Cornélio e, lá na casa de Cornélio, ele vê a família em torno do centurião romano que, para ele, era gente impura, gente de quem ele não devia nem se aproximar porque um judeu não se aproximava de goyins[8], de gente impura.  Ele chega lá e encontra o quê? Encontra toda a família do centurião recebendo espíritos, todos desenvolvendo a mediunidade. Os apóstolos consideravam isto, o batismo do espírito. O batismo do espírito era o desenvolvimento mediúnico, a pessoa recebendo espírito estava batizada. Então quer dizer, não vamos nos restringir agora a também encarar o Espiritismo como uma seitazinha em que temos de introduzir tudo isso. Houve uma época em que um pregador espírita aí, um grande pregador espírita, que foi até Deputado Federal, andou fazendo uma campanha, e ficou indignado comigo, porque eu me opus à campanha dele. Andou fazendo uma campanha em que ele dizia assim: “Precisamos, quando morre um espírita, trazer para o centro espírita, por o cadáver na mesa, no centro espírita, e fazemos a recomendação. Como não? Pela igreja não se faz a recomendação do espírito? Nós também temos de fazer no centro espírita. Precisamos fazer batizado, precisamos fazer casamento espírita.” Tudo isso ele andou pregando por aí, um homem que devia conhecer bem o Espiritismo, mas infelizmente não chegou a conhecer.

 

Certa vez, num Congresso Espírita em Belo Horizonte, quando ele entrou no Congresso, eu que tinha sido escalado (por azar dele), eu tinha sido escalado para ser o orador de abertura do Congresso. Quando ele entrou no Congresso, nomearam uma comissão para ir recebê-lo na porta, contra o quê, eu fui contra também. Nomear uma comissão... Por quê? Ele é o nosso confrade, nosso companheiro, ele vem aqui como eu venho, como todo mundo vem, entra aqui senta e participa. Essas solenidades, essas distinções, dentro do espiritismo, não têm cabimento. Nomearam uma comissão e a comissão foi lá o recebeu e trouxe. Quando eu fui falar, naturalmente, eu não podia esquecer a presença dele ali. Não fiz nenhuma referência a ele, mas me referi aos absurdos que ele estava semeando. Adverti no Congresso de que o Espiritismo não era religião dogmática, sistemática, igrejeira, de forma alguma! Que havia, no Espiritismo, um aspecto religioso, que é uma decorrência natural da doutrina, mas que não podia ser transformado, este aspecto, na criação de uma nova religião. Bom, ele obviamente desconfia.

 

Ele viu que aquilo tudo era pra ele. Mas a gente se vê obrigado a tomar atitudes assim, porque, se não, vai embora. Se tinha uma pessoa de representação, uma pessoa de cultura, começa a dizer isso no meio espírita e o meio espírita, com uma grande quantidade de pessoas que não têm conhecimento da doutrina. Estão se aproximando do Espiritismo para receber benefícios, e graças a Deus recebem e precisam receber, e estes benefícios, vão servir para integrá-las, mais tarde, no espiritismo, mas se começam a receber informações erradas assim, daqui a pouco, é uma barafunda.

 

Pois é, então precisamos ter muita cautela no espiritismo, neste sentido. Vamos nos beneficiar com os benefícios que os espíritos nos dão, nos trazem, os benefícios imensos que eles nos proporcionam em todos sentidos. Dentro, naturalmente, das nossas possibilidades, das nossas condições de recebê-los. Mas não vamos querer transformar o Espiritismo numa simples forma de religião, principalmente de religião salvacionista. Eu entro no espiritismo porque, no espiritismo. eu encontro a salvação? Não. A salvação não depende de nenhuma religião, nem do Espiritismo, depende de cada um de nós. A salvação é simplesmente o indivíduo não ficar encravado aí na Terra, ele saber evoluir, aprender evoluir, nada mais que isso. E isso depende dele, não depende de nenhuma religião.

PARTICIPAÇÃO DOS ASSISTENTES

JHP - Bom, por hoje nós ficamos nisto, quem é que tem alguma coisa a dizer pode dizer.

Ouvinte – Há alguma notícia sobre Obras Póstumas?

JHP – Notícia, como?

Ouvinte – Não pertence, assim, à própria Codificação? É um comentário muito valioso.

JHP – Não, não. Obras Póstumas foi um livro que foi publicado 20 anos depois da morte de Kardec, 20 anos depois, mais ou menos 20 anos. É um livro que constitui-se de... [Ininteligível]

JHP – E a senhora está gostando aqui do calor do Brasil?

Ouvinte – [Ininteligível]

JHP – É o efeito da poluição aqui de São Paulo

Bom, nós vamos continuar um pouquinho ainda naquele problema do estudo da Doutrina. Eu acho muito necessário, nós virmos esclarecendo, porque há vários aspectos que nós precisamos nos familiarizar com eles. Um deles é a natureza progressiva da Codificação. A primeira coisa que nós precisamos compreender a respeito, é que o Espiritismo não veio, assim, de um jato, não foi dado como uma espécie de uma revelação divina, que é simplesmente feita por um profeta ou por um messias.

 

O Espiritismo nasceu progressivamente através das manifestações mediúnicas, estudadas e controladas por Kardec. É aquilo que Kardec chama “uma conjugação da revelação divina com a revelação humana”. Ou seja, o trabalho dos espíritos, trazendo informações sobre aquilo que nós não conhecemos, aqui na Terra. A vida dos espíritos, a maneira por que eles se comunicam, a maneira por que eles trabalham o nosso mundo, por que eles nos auxiliam e por que aqueles espíritos inferiores podem também nos prejudicar. Então esta revelação é feita aos poucos. Os espíritos vão naturalmente manifestando-se através de fenômenos vários e dando informações, na proporção em que Kardec vai fazendo perguntas, Kardec vai se interessando pelo assunto.

 

Este tipo de revelação só poderia surgir, como diz Kardec, no momento em que a humanidade houvesse superado aquela fase de, podemos dizer assim, no plano pedagógico, de simples didatismo, em que os espíritos reveladores encarnavam-se na Terra, na forma de um profeta ou de um mestre espiritual, e ensinavam simplesmente as verdades fundamentais. Esta fase tinha de ser superada pelo desenvolvimento da inteligência humana, da capacidade cultural do homem e da cultura humana em geral. Quando nós falamos do desenvolvimento da inteligência humana, muita gente pergunta: “Mas, já antes de Jesus, não houve certos povos, como, por exemplo, os gregos na Antiguidade que revelaram um grande desenvolvimento intelectual?” Sim. Mas foram povos que nós podemos chamar de balizas, no processo da evolução, povos que lideravam a evolução, que vinham auxiliar a evolução intelectual. Povos que, na verdade, não pertenciam àquilo que nós chamamos a humanidade terrena, povos que vieram de outros mundos no processo de migração espiritual.

 

Nós sabemos e já vimos aqui, quando tratamos da escala dos mundos, que, na proporção em que um mundo como a Terra, por exemplo, vai passar de um grau para outro, no seu processo evolutivo, da mesma maneira que um ser humano passa da infância para a adolescência, da adolescência para a mocidade, da mocidade para a madureza, quando vai passar num nível deste, o mundo vai passar para um plano mais elevado, então acontece o seguinte: Nem toda a população desse mundo acompanha, pode acompanhar essa evolução. Nem toda ela está apta a avançar de acordo com a evolução necessária daquele mundo. Os elementos que não estão aptos serão afastados desse mundo, serão removidos para outro mundo. Não é um castigo, não é uma consequência negativa. É apenas o que eu costumo chamar uma providência administrativa. Quer dizer, aqueles espíritos não atingiram o grau de evolução necessário para acompanhar a evolução do mundo em que estão.

 

Como o mundo tem de se elevar, e há uma grande quantidade de elementos da população que estão em condições, que já amadureceram suficientemente para este salto no futuro, então, não é justo que se sacrifique aqueles que avançaram, em benefício dos outros que não avançaram. E, mesmo, não se pode deixar os dois juntos, porque um impedirá o avanço do outro. Quer dizer, um passará a falar numa linguagem que o outro não entende, há uma defasagem cultural, que se torna difícil. Então, nesses momentos, acontece o seguinte: Aquela população que tem de ser removida para outro mundo, vai para um mundo onde essa população vai, por assim dizer, para reiniciar o seu aprendizado. Mas nesse mundo, para que ela é removida, esta população vai levar também uma contribuição, porque já é mais elevada do que aquela população que lá está. Então ela vai levar pra lá uma contribuição para auxiliar a evolução daquele mundo. Suponhamos o seguinte, numa escola os alunos de uma terceira série por exemplo, e de um curso qualquer, nos exames, não conseguiram passar todos. Uma parte que sobrou não vai passar para a quarta série, vai continuar na terceira série. Então esta parte vai se reunir com os alunos que vêm da segunda série. Ora, os alunos que vêm da segunda série não têm a mesma experiência que já têm aqueles que não passaram nos exames. Eles não passaram, não conseguiram subir, mas eles já têm uma experiência maior, porque eles já fizeram a terceira série durante um ano, mas eles se juntam, se reúnem na mesma classe. Então, aqueles que já fizeram o terceiro ano, mas não conseguiram passar, têm mais experiência e, as vezes, mais conhecimentos mesmo, do que os que vieram da segunda, e poderão auxiliar aqueles. Acontece isso na passagem do mundo, não sei se ficou bem explicado isso.

 

Ora, sendo assim, nós podemos considerar os gregos, os egípcios antigos. Quer dizer, nem os gregos, nem os egípcios antigos não existem mais. Os gregos de hoje são outros, os egípcios são outros, os egípcios de hoje são árabes, não são mais egípcios, e os romanos antigos. Todos eles constituíram civilizações que vieram para a Terra como resíduos de civilizações de outros mundos que evoluíram. E trouxeram aqui a sua contribuição. A contribuição que eles deram auxiliou, em grande parte, a evolução da humanidade. Mas esta evolução tinha de prosseguir, como prosseguiu, juntando outras muitas populações que estavam afastadas da elevação cultural em que se encontravam, por exemplo, gregos e romanos e, principalmente, os gregos.

 

Nós vemos, por exemplo, na História, a queda do Império Romano como uma espécie de um processo muito importante de difusão da cultura. Por quê? Porque os romanos, primeiro, procuraram difundir a sua cultura, não com a intenção de difundi-la, mas com a intenção de dominar o mundo, conquistando outros países. Mas eles não conseguiam com isso levar realmente a sua cultura à profundidades necessária e expandir até regiões mais distante. Então, houve a invasão bárbara. Quer dizer, os bárbaros vieram, por assim dizer, impulsionados por um processo histórico, eles vieram beber a cultura romana na própria Roma. Ao dominarem Roma, aconteceu pra eles o que aconteceu com os romanos, quando dominaram a Grécia. Eles dominaram a Grécia mas foram vencidos pela cultura grega, que era superior à deles. Com isso, os romanos também deram um impulso pra frente, no plano cultural. Assim aconteceu com os bárbaros...

 

 

__________

Nota sobre a Qualidade dos Áudios

 

As gravações originais apresentam níveis de qualidade variáveis. Alguns trechos estão quase completamente corrompidos.

 

A linguagem coloquial está mantida nas transcrições.

 

A numeração não segue a ordem cronológica, mas a criação de um índice das mesmas.

 

 

 



[1] René Descartes (1596-1650). Filósofo, físico e matemático francês.

[2] Étienne Gilson (1884-1978). Filósofo e historiador da filosofia francês.

[3] Huberto Rohden (1893-1981). Filósofo, educador e teólogo.

[4] Yvonne Castellan é autora do livro L’Espiritisme, traduzido por Alcântara Silveira e publicado por Ed. Globo RS na coleção Saber Atual, no ano de 1955.

[5] Antimatéria. “A antimatéria é literalmente o inverso da matéria. Apresenta mesma estrutura, massa e rotação da matéria, mas com sinal de carga elétrica oposto.” (site Mundo Educação)

[6] Albert Einstein (1879-1955). Físico teórico e matemático alemão, desenvolveu a Teoria da Relatividade.

[7] Arqueados, curvados.

[8] Goyin Gentio, não judeu. Termo usado pelos judeus para referir-se aos não judeus.

Style Selector

Layout Style

Predefined Colors

Background Image