• Por que a Fundação se chama Maria Virgínia e J. Herculano Pires?

O nome foi criado com a intenção de homenagear um casal que sempre lutou na defesa e divulgação da doutrina espírita. Maria Virgínia era esposa de Herculano Pires e filha de pais espíritas praticantes, portanto, sempre esteve ao lado de Herculano no trabalho da verdadeira doutrina espírita.

• Herculano Pires sempre foi espírita?

Apesar de sempre se interessar por temas filosóficos, inclusive de caráter religioso, Herculano nasceu em família católica e permaneceu no catolicismo até os quinze anos. Depois desta idade passou a achar que o catolicismo não tinha as repostas de que necessitava, então, por influência de um primo de seu pai, tornou-se teosofista. Leu várias obras de Teosofia, porém também não estava contente com as respostas que recebia. Foi quando já estava desiludido e, portanto, aceitando praticamente o materialismo, que recebeu para ler O livro dos espíritos, e aí sim encontrou o que procurava. Foi a lógica indestrutível de O livro dos espíritos que converteu Herculano ao Espiritismo.

• Qual a importância de Maria Virgínia na vida de Herculano Pires?

Maria Virgínia foi de fundamental importância na vida de Herculano, pois, além de ser sua esposa e mãe de seus filhos, sempre foi sua companheira na luta pela divulgação e defesa da doutrina espírita. Sempre estava disposta a ajudar no que pudesse, não só a Herculano, mas a todas as pessoas que os procuravam em sua casa em busca de um auxílio ou um conselho para se livrar de dificuldades. Maria Virgínia sempre manteve a porta de sua casa aberta à todos e, além disso, sempre foi uma esposa e mãe muito dedicada. Por todas essas qualidades, é que o nome de Maria Virgínia não poderia ser esquecido quando criamos a Fundação.

• Tenho material sobre Herculano e gostaria de doá-lo. Como faço?

Fundação agradece a doação de todo e qualquer material escrito, falado e fotográfico relativo ao prof. J. Herculano Pires, tais como: artigos, prefácios, cartas, filmes, fotografias, gravações, palestras, livros, documentos etc. Por favor, entre em contato conosco ou nos faça uma visita.

• Trabalho com traduções. Posso contribuir?

Sim, pode. Dentro de seu programa de disponibilizar a obra de Herculano Pires para todas as culturas, na Fundação é muito bem-vinda a colaboração para tradução de artigos, livros e palestras de para idiomas como inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, polonês, checo, húngaro, sueco, russo, grego, japonês, chinês, coreano, hindi, esperanto e outros.

• Posso contribuir financeiramente com a Fundação?

É muito bem-vinda a colaboração financeira para financiar os programas de manutenção e divulgação da obra do Prof. J. Herculano Pires e de Allan Kardec. Para fazê-lo, entre em contato conosco.

Tem Mais Alguma Pergunta?