Portuguese English Spanish

A vida só tem sentido quando serve de preparação para vidas melhores.

A moral não é produto do meio social, mas da consciência.

Toda a beleza espiritual do passe espírita provém da fé racional no poder espiritual.

O materialista não é livre, pois está preso à ideia fixa de que tudo é matéria.

A Educação Espírita visa o desenvolvimento pleno do indivíduo, considerando-o um ser imortal e cósmico.

Mediunidade é a faculdade humana, natural, pela qual se estabelecem as relações entre homens e espíritos.

Jorge Rizzini ao lado de Chico XavierJorge Rizzini (São Paulo/SP, 25 de setembro de 1924; 17 de outubro de 2008) foi um escritor, jornalista, radialista, publicitário e médium psicógrafo brasileiro, que se destacou na recepção de música mediúnica.

Nasceu em família espírita e, a partir de 1950, passou a participar ativamente no Movimento Espírita brasileiro, empregando os seus conhecimentos na divulgação da doutrina espírita. Em 1959, presidiu o Clube dos Jornalistas Espíritas do Estado de São Paulo e, no mesmo ano, publicou a revista "Kardequinho", voltada para o público infantojuvenil.

Desde a infância, manifestava mediunidade de cura e, aos dez anos, curava as dores da mãe, Cecília Toledo Rizzini. Foi casado com a pedagoga e escritora Iracema Sapucaia, com quem teve três filhos: Maria Angélica, Ricardo e Eliana.

Lançou o primeiro programa de televisão espírita: "Em Busca da Verdade", na TV Cultura de São Paulo. Produziu diversos documentários cinematográficos sobre fatos e personalidades espíritas.

Na televisão ainda, participou de debates que repercutiram em todo o Brasil, defendendo médiuns como Otília Diogo, Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira e José Pedro de Freitas – o Arigó, sendo sua  testemunha de defesa no segundo processo criminal que sofreu.

Colaborou intensamente com órgãos da imprensa espírita, deixando-nos artigos veementes, analíticos e questionadores de certas visões acerca do espiritismo, sempre defendendo a pureza doutrinária.

Edições da revista Como pesquisador, escreveu obras sobre personalidades espiritualistas como Eurípedes Barsanulfo, Allan Kardec, as Irmãs Fox e outros. Foi o primeiro biógrafo oficial do escritor paulista José Bento de Monteiro Lobato (1882-1948), que realizou experiências com a mediunidade e realizava reuniões mediúnicas familiares.

Foi um divulgador de músicas compostas por autores famosos já falecidos, através de diversos suportes (discos de vinil, fitas cassete e CDs) e pela realização de diversos festivais de música mediúnica.

Escreveu e publicou os seguintes livros: Antologia do Mais Além; Kardec, Irmãs Fox e outros; Materializações de Uberaba; Guerra Junqueiro, no Aquém e no AlémEscritores e fantasmasEurípedes Barsanulfo, o Apóstolo da Caridade; Castro Alves fala à TerraA vida de Monteiro Lobato,
O regresso de Glória; e J. Herculano Pires, o apóstolo de Kardec.

Bibliografia:
CARNEIRO, Altamirando. O retorno de Jorge Rizzini
CORREIO FRATERNO. As pesquisas espíritas de Monteiro Lobato
OLIVEIRA, Domério. Jorge Rizzini, um baluarte do Espiritismo. Correio Fraterno do ABC, nº 366, Julho de 2001.
WIKIPEDIA.COM. Jorge Rizzini.

Style Selector

Layout Style

Predefined Colors

Background Image