CHICO PEDE LICENÇA

Depois do sucesso do primeiro programa Pinga-Fogo, que foi levado ao ar na noite de 28 de julho de 1971, Chico Xavier brilhou. Foi tal o sucesso que o “Diário de S. Paulo” transcreveu a entrevista inteira e a TV Tupi, dias depois, reprisou-a, obtendo audiência total.

Em 22 de agosto do mesmo ano, o Diário de S. Paulo criou a coluna dominical "Chico Xavier pele licença", que logo ficou famosa por divulgar mensagens recebidas pelo médium de Uberaba, comentadas por Herculano Pires, utilizando-se do pseudônimo Irmão Saulo.

A parceria entre Herculano Pires e Chico Xavier no “Diário de S. Paulo” resultou em quatro obras de grande importância na história da literatura espírita brasileira: Chico Xavier pede licença, Na era do espírito, Astronautas no além e Diálogo dos vivos, todas editadas pelo GEEM (Grupo Espírita Emmanuel), de São Bernardo do Campo, SP.

Nesta seção do site da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, você vai conhecer todos os textos publicados na seção "Chico Xavier pede licença".

OS FILÓSOFOS

Estes textos tratam, não de uma série de biografias escolhidas ao acaso, mas de um panorama orgânico, que abrange cerca de vinte e cinco séculos de História da Filosofia. Focalizando em cada fase histórica, um ou dois de seus pensadores exponenciais, Herculano estuda suas vidas e as doutrinas em conexão com a época em que viveram. Estabelece igualmente por meio de comparações apropositadas, os laços existentes entre os vários períodos históricos, acentuando assim, a continuidade do drama do pensamento.

Usando um processo de exposição que, além de facilitar a memorização dos fatos e princípios, torna agradável a leitura, o autor cuidou de apresentar seus biografados, não como criaturas incorpóreas, perdidas no reino das abstrações, mas como seres humanos cujas doutrinas refletem, sua inalienável condição de testemunhas da História.

PALESTRAS NA GARAGEM

A princípio, era uma reunião familiar de estudos e mediunidade, que ocorria semanalmente na casa de Virgínia e Herculano Pires. Com o tempo, chegaram os amigos e se juntaram ao grupo.

Quando a família se mudou para a residência da Rua Doutor Bacelar, o imóvel contava com uma garagem que não era utilizada. Conforme o trabalho de Herculano se tornava mais conhecido, aumentava o número de pessoas que vinham procurá-lo, em busca de orientação espírita. Para melhor atender a essa demanda e, ao mesmo tempo, constituir um novo espaço de divulgação espírita, em 1972, o casal deu início às Palestras na Garagem, que eram semanais e dirigidas por Herculano.

Muitas delas foram carinhosamente registradas em fitas cassete pela tia Lourdes. Agora você pode ler as transcrições dessas gravações, fruto de um trabalho detalhado e paciente de Antonio Leite, da equipe de colaboradores da Fundação.

HERCULANO PIRES E O ESPIRITISMO