6ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES

Quem organiza e promove esse evento, todos os anos, desde 2018, é a Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, instituição sem fins lucrativos criada em 2001 por familiares e amigos de Herculano, com o intuito de recolher, conservar e divulgar o acervo de Herculano, composto por seus livros espíritas e literários, gravações em áudio, vídeos e outros itens de interesse, e também divulgar a Doutrina Espírita conforme à obra de Allan Kardec.

5ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES

De 25 a 29 de setembro de 2021, a Fundação Herculano Pires realizou a 4ª Edição da Semana Maria Virgínia & J. Herculano Pires, com palestras de excelente conteúdo, a projeção de um documentário sobre Arigó - o médium que operava sob a influência do Doutor Fritz - e também um Pinga-Fogo com renomados participantes falando sobre Filosofia, Ciência e Coerência Espírita.

4ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES

3ª SEMANA MARIA VIRGÍNIA & J. HERCULANO PIRES

De 25 a 29 de setembro de 2020, a Fundação Herculano Pires promoveu a 3ª. Semana Maria Virgínia & J. Herculano Pires, com quatro palestras e um mini pinga-fogo que relembram o querido e importante casal, na proximidade do dia 25 de setembro, que seria o aniversário de Herculano se estivesse entre nós.

A atualidade das suas obras é destacada na fala dos palestrantes. Você pode assistir aos cinco encontros, que nesse ano foram virtuais, em razão da pandemia, clicando nos links abaixo.

2ª SEMANA J. HERCULANO PIRES

De 21 a 25 de setembro de 2019, a Fundação Herculano Pires promoveu a 2ª. Semana J. Herculano Pires, com cinco palestras que relembram o reconhecido filósofo, jornalista e estudioso espírita. O evento rememora o seu nascimento em Avaré/SP, a 25 de setembro de 1914.

Cada palestra desse ano abordou um tema de um de seus livros, escolhidos pelos palestrantes. As obras de Herculano representam ainda hoje pensamentos e reflexões profundas sobre temas do Espiritismo e da sociedade, trazendo luz para nossos estudos, alimento para nossas reflexões e enriquecimento para nossas pesquisas.

PINGA-FOGO COM CHICO XAVIER - 1971

Trechos do programa Pinga-Fogo, que foi ao ar entre 27 e 28 de julho de 1971 na extinta TV Tupi, Canal 4, São Paulo.

J. Herculano Pires questiona o médium Chico Xavier sobre o trabalho psicográfico dos romances do espírito Emmanuel, sobre a origem das suas obras psicografadas e sobre as suas obras psicografadas mais complexas, no campo científico, notadamente as do espírito André Luiz.

Além disso, comenta sobre a mediunidade na Igreja católica, acrescentando informação sobre a existência de psicografias católicas.

Vídeos disponibilizados com a autorização da Versátil Home Video, produtora do DVD "Pinga-Fogo com Chico Xavier".

ENCONTROS COM HERCULANO PIRES - 100 ANOS

Por ocasião do centenário do nascimento do Prof. J. Herculano Pires, em 2013, foram realizadas 28 conferências, entre os meses de setembro de 2013 e setembro de 2014.

Foram realizadas no Grupo Espírita Cairbar Schutel, na Vila Mariana, transmitidas ao vivo e online por meio de um site criado especialmente para essa finalidade.

Cada conferência teve, como tema, uma obra escrita por Herculano e apresentou uma faceta de seu extenso e profundo trabalho de pesquisa e escrita.

Estes foram os expositores e temas das apresentações, que você pode assistir na íntegra: