Portuguese English Spanish

JORNAL MENSAGEM

Sob a direção do Grupo Espírita Cairbar Schutel, em dezembro de 1974, J. Herculano Pires, lançou o Jornal Mensagem. O objetivo desse jornal foi denunciar a adulteração feita no livro O Evangelho Segundo o Espiritismo por um grupo da Federação Espírita do Estado de São Paulo (FEESP). Praticamente sem apoio do movimento espírita da época, o Prof. Herculano travou uma luta intensa para alcançar o objetivo e assim fazer retirar das livrarias essa edição do livro.

Você pode fazer download de todos os números do jornal, pelos links abaixo:

REVISTA EDUCAÇÃO ESPÍRITA

Em 1970, Ano Internacional da Educação, Herculano Pires percebeu um momento propício para tratar mais diretamente da Pedagogia Espírita Escreveu ele: "Os cristãos primitivos tiveram de lutar contra a educação pagã para implantar no mundo a Educação Cristã. Agora é a hora dos espíritas, numa batalha muito mais suave, mas que deve ser tão pertinaz como aquela."

Levou a proposta a Frederico Giannini, proprietário da Editora Edicel, que concordou emproduzir e divulgar essa publicação pioneira na História da Educação. Herculano desejava que essa revista fosse "um instrumento permanente de ligação entre os núcleos educacionais espíritas, um instrumento de trabalho para a elaboração das coordenadas da Pedagogia Espírita e uma livre tribuna para o debate de toda a problemática educacional".

O lançamento oficial de "Educação Espírita" teve lugar no auditório do no dia 28 de dezembro, segunda-feira, às 20 horas, em local profano: o auditório do Centro do Professorado Paulista, em 28 de dezembro de 1970. Diante dos percalços encontrados pelo caminho, mas movido por um propósito maior, Herculano produziu um total de seis edições da Revista Educação Espírita, que você pode agora ler e fazer download.

OUTRAS PUBLICAÇÕES


Style Selector

Layout Style

Predefined Colors

Background Image