J. Herculano Pires - “O grande defensor e estudioso da doutrina espírita”

25 a 28 de setembro de 2018

Visando chamar a atenção de espíritas e simpatizantes para as obras de Allan Kardec, por meio dos escritos de J. Herculano Pires, será realizada anualmente, em setembro, a Semana J. Herculano Pires para homenagear o jornalista, estudioso, filósofo, tradutor e escritor espírita que nasceu em Avaré, SP, em 25 de setembro de 1914, e desencarnou em São Paulo, em 9 de março de 1979.

O médium Chico Xavier comentou sobre J. Herculano Pires: “Admiro, cada vez mais, a sua capacidade de penetração na obra de Allan Kardec, para definir-lhe a grandeza e situar-lhe a colocação em nosso tempo.”

Neste ano, dando início às comemorações dos 40 anos de sua desencarnação, o evento será realizado de 25 a 28 de setembro e terá transmissão ao vivo pela internet.

Contará com abertura realizada por familiares e amigos no Grupo Espírita Cairbar Schutel, na Vila Mariana, em São Paulo, seguida de palestra nas cidades de São Paulo, Marília, Fortaleza e Ribeirão Preto. Ao final, será aberto um espaço para perguntas do público presente nos locais das palestras ou que esteja acompanhando pela internet.

“A ideia é atingir o maior número de pessoas, levando ao seu conhecimento obras importantes, mantendo viva a presença de Herculano, através da divulgação da sua biografia e extensa produção literária, com exposições e comentários curiosos de seus familiares, amigos e admiradores. As novas gerações também precisam conhecê-lo”, explica seu filho Herculano Ferraz Pires, idealizador e um dos organizadores do evento.

Na Semana J. Herculano Pires, haverá ainda o lançamento de Curso Básico de Espiritismo, livro que contém 51 aulas elaboradas pelo Professor Herculano para o "Curso de Espiritismo por Correspondência", na década de 1960, e ainda um Plano de Estudo da Doutrina Espírita para quem deseja seguir com seus estudos.

A iniciativa tem o apoio da Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires, da editora Paideia, da editora Correio Fraterno e da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo – Regional São Paulo.

25/09 – terça-feira – 19h30
Biografia – parte 1: Do menino poeta à vida em Marília, por Herculano Ferraz Pires
Palestra: O espírito e o tempo, por André Luiz Nunes Fernandes
Local: Centro Espírita Luz e Verdade (Rua 15 de Novembro, 1146 – Centro – Marília/SP)

26/09 – quarta-feira – 19h30
Biografia – parte 2: Herculano em São Paulo e a imprensa espírita, por Herculano Ferraz Pires
Palestra: O sentido da vida, por Francisco Cajazeiras
Local: Instituto de Cultura Espírita do Ceará (Rua Benjamim Barroso, 795 - Monte Castelo – Fortaleza/CE)

27/09 – quinta-feira – 19h30
Biografia – parte 3: Herculano Pires escritor espírita, por Herculano Ferraz Pires
Palestra: Agonia das religiões, por Gustavo Marcelo Rodrigues Daré
Local: Associação de Costura Meimei (Rua Guarujá, 261 – Jardim Paulista – Ribeirão Preto/SP)

28/09 – sexta-feira – 19h30
Biografia – parte 4: Herculano Pires filósofo, por Herculano Ferraz Pires
Palestra: O pensamento de Herculano Pires, por Heloisa Pires
Lançamento: Curso Básico de Espiritismo, de J. Herculano Pires
Local: Grupo Espírita Cairbar Schutel (Rua Dr. Pinto Ferraz, 70 – Vila Mariana - São Paulo/SP)

CONHEÇA OS PALESTRANTES

André Luiz Nunes Fernandes
Professor de educação física, especializado em fisiologia do exercício e em esporte para crianças e adolescentes. De família espírita, nasceu em Sacramento, MG.

Francisco Cajazeiras
Médico clínico e cirurgião geral, escritor e conferencista, é sócio-fundador da Associação Médico-Espírita do Ceará e do Instituto de Cultura Espírita do Ceará.

Gustavo Marcelo Rodrigues Daré
Médico reumatologista e homeopata, artista plástico, cofundador da Associação Caminhos para o Espiritismo e trabalhador da Associação de Costura Meimei, de Ribeirão Preto, SP.

Heloisa Pires
Filha de J. Herculano Pires, escritora, licenciada em matemática, física e pedagogia, com especializações em pessoas com deficiência, apresenta um programa na Rádio Boa Nova.

ACESSE AS TRANSMISSÕES AO VIVO  PELO YOUTUBE