LogoCCDPE Horizontal Final
O Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) é uma associação civil, científica, cultural,beneficente, filantrópica e sem fins econômicos. Fundada em 24 de julho de 2004,possui sede própria no município de São Paulo, à Alameda dos Guaiases, 16 –Indianópolis. A entidade tem como um dos seus principais objetivos, o gerenciamento, conservação e disponibilização a pesquisadores e ao público interessado de fontes históricas que compõem o seu acervo, ajudando assim na preservação da memória do Espiritismo e da cultura espírita.

O seu acervo temático é atualmente composto de livros, com mais de 16.100 diferentes títulos, 12.000 exemplares de diferentes jornais, revistas e periódicos de vários Estados e do exterior; documentos, cartas e manuscritos; obras raras; fotos; microfilmes; fitas K-7, de vídeos e DVDs, com entrevistas e programas de rádio.

Além de possuir uma infraestrutura composta de computadores e digitalizadores que ajudam na gestão das informações, disponibilização e uso do acervo pelos interessados.

O CCDPE-ECM teve a iniciativa de criar uma rede interligada composta de pesquisadores, entidades possuidoras de acervos documentais de arquivos e coleções de valor histórico, incentivadores e difusores de conhecimento, jornais e revistas divulgadoras de pesquisas, professores, entre outros.

Os interessados e pesquisadores da temática espírita encontrarão no portal do CCDPE-ECM um manancial importante de informações confiáveis e seguras para ajudar no desenvolvimento e produção de seus projetos. O portal do CCDPE-ECM disponibilizará - através das parcerias efetuadas - além das fontes históricas e livros que compõem o seu próprio acervo:
            - informações sobre pesquisadores e grupos dentro e fora da academia que já atuam com essa temática;
            - entidades/museus/fundações no Brasil e em outros países que mantém coleções e repositório documental;
            - jornais e revistas que publicam artigos de produção científica e disseminam o conhecimento tanto no âmbito acadêmico como fora deste, fazendo uso do devido rigor metodológico;
            - lista de professores vinculados às instituições de ensino e pesquisa, e potenciais orientadores interdisciplinares das mais variadas linhas de pesquisa e conhecimento;

CCDPE-ECM - Alameda dos Guaiases, 16 - Indianópolis, São Paulo - SP, CEP 04079-010 - https://ccdpe.org.br/