SOBRE A FUNDAÇÃO MARIA VIRGÍNIA E J.HERCULANO PIRES

A Fundação Maria Virgínia e J. Herculano Pires é uma instituição sem fins lucrativos, ligada à memória de José Herculano Pires e sua esposa Maria Virgínia, grandes defensores e divulgadores da doutrina espírita.

Tem como objetivo conservar, recolher material e divulgar o acervo de Herculano Pires: sua obra poética, literária, filosófica e doutrinária. Visa, através da conservação e disponibilização de livros, artigos, crônicas, gravações, palestras, iconografia etc., dar continuidade à divulgação da doutrina espírita, da qual foi um diligente divulgador, por meio da tradução e comentários das obras de Allan Kardec.

Recentemente passou a administrar e conservar, também, o acervo dos escritores Júlio Abreu Filho e Jorge Rizzini, divulgadores espíritas que estiveram sempre próximos a Herculano Pires.
A Fundação também apoia iniciativas de divulgação das obras de Herculano Pires e Allan Kardec em feiras, congressos, palestras, cursos e debates, além de disponibilizar bolsas de estudos para pesquisas e teses de mestrados sobre Herculano Pires e Allan Kardec.

Criada em 23 de agosto de 2001, a Fundação, desde 10 de maio de 2004, está instalada em sede própria, à rua Dr. Bacelar, 505 - Vila Clementino, na capital de São Paulo, na casa em que Maria Virgínia e J. Herculano Pires residiram de 1949 a 1979.

O acervo da Fundação está aberto para consultas e visitas, que precisam ser agendadas.